a
j
a
x

Entenda a carreira do Administrador de Banco de Dados

Informação é o que toda empresa tem de mais importante. Independente do ramo de atuação, uma instituição não vai para frente se não tiver um sistema de banco de dados organizado e, por sua vez, um profissional habilitado a gerenciá-lo, atualizando-o e corrigindo possíveis erros. Os profissionais requisitados no mercado são aqueles que não apenas entendem da área de TI, mas são especialistas nelas. Fazer um curso de banco de dados te colocaria quilômetros a frente de seus concorrentes na busca pelo sonhado emprego, que, com o mercado aquecido, disputando profissionais um a um, paga muito bem!

Como já dito, a sigla DBA significa Data Base Administrator, ou administrador de banco de dados. Essa profissão, responsável por projetar e administrar o banco de dados de uma organização, irá crescer 36% apenas esse ano.

O DBA é um dos principais responsáveis pela qualidade final de um sistema/software. E, para assegurar a qualidade, o DBA precisa conhecer as principais tecnologias disponíveis e que melhor irão atender as necessidades específicas de um projeto em questão.

O que o faz o Administrador de Banco de Dados?

Além das tarefas pré-projeto, o administrador de banco de dados deve dar manutenção a base de dados, otimizar sua performance, fazer os devidos backups, gerenciar os usuários que possuem acesso e monitorar possíveis tecnologias substitutas, tanto em termos de hardware, quanto software.

A profissão está em alta e a tendência é crescer. Afinal de contas, cada vez mais empresas estão precisando aperfeiçoar e otimizar a administração de seus dados. Vivemos em um mundo, onde empresas podem ir a falência por erros na administração de seus dados. Portanto, o investimento na área só cresce, novas tecnologias estão surgindo e até novas ramificações de cargos da área apareceram..